O município de Cajazeiras, no Alto Sertão paraibano, a 480 km de João Pessoa, está cada vez mais forte na disputa para ser a sede da Zona Franca do Semiárido (ZFS). Trata-se de uma área de desenvolvimento industrial abrangendo municípios do Sertão nordestino e do Norte de Minas Gerais por meio de incentivos fiscais. O projeto, no entanto, ainda tramita no Congresso.
Durante reunião realizada na Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec) no dia 21 de janeiro, foi discutida a determinação do município de Cajazeiras como sede da Zona Franca. Estabeleceu-se que estarão incluídos no projeto todos os municípios situados no raio de 100 quilômetros a partir da sede.
Outros estados nordestinos que não forem contemplados pela área determinada deverão apresentar apenas um de seus municípios que seja apto à inclusão na Zona Franca.
O PEC que cria a Zona Franca do Semiárido propõe uma área de livre comércio entre 93 municípios para exportação e importação com incentivos fiscais pelo prazo de 30 anos. A estimativa é que o projeto possibilite a criação de cerca de 100 mil de empregos diretos e indiretos.
O deputado estadual eleito Wilson Filho (PTB-PB), quando ainda era deputado federal em 2018, cobrou várias vezes apoio da bancada do Nordeste e do presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia (DEM), para que a PEC 19/11, de sua autoria, seja pautada e aprovada.
“Esse projeto vai revolucionar a economia nordestina e mudar de uma vez por todas a realidade de sofrimento e de várias necessidades que nós encontramos, principalmente no Sertão da Paraíba”, disse.
Notícias relacionadas
-
Chico Mendes agride funcionário do HRC
A agressão se deu na última sexta-feira, no momento da vinda do governador ao HRC
-
Município de Cajazeiras atrasa salários da Saúde e servidores fazem protesto. VEJA VÍDEO!
Em frente ao prédio da Secretaria Municipal de Saúde, diversos servidores que resolveram protestar, após mais de 45 dias de atraso no recebimento dos salários.
-
Amanhã se comemora o “Dia do Corno” e adeptos do “cuckold” festejam data mundo afora
A prática do cuckold, é mais comum do que se imagina e nela, o homem se excita ouvindo ou assistindo a parceira fazendo sexo com outro(s).