Avião que transportava jogador argentino Emiliano Sala desaparece no Canal da Mancha

Por - 23 de janeiro de 2019 - 16:45

Ele tinha decolado do aeroporto de Nantes (França) e seguia para Cardiff, no País de Gales. Buscas foram encerradas no fim da tarde e retornam ao amanhecer. ‘Papai, que medo tenho’, disse em áudio mandado a amigos e revelado por jornal.

Avião que transportava jogador argentino Emiliano Sala desaparece no Canal da Mancha

Emiliano Sala, em imagem de 25 de novembro — Foto: Jean-Francois Monier / AFP

Um avião que transportava o jogador argentino Emiliano Sala desapareceu enquanto sobrevoava o Canal da Mancha – que fica entre a França e o Reino Unido  – na noite de segunda-feira (21).

A aeronave, um monomotor modelo Piper Malibu, tinha decolado do aeroporto de Nantes (França) e seguia para Cardiff, no País de Gales. Duas pessoas estavam a bordo.

O voo desapareceu dos radares por volta das 20h30 (horário local) a cerca de 20 km ao norte da ilha britânica de Guernsey. Por volta das 14h50 (de Brasília) desta terça, as autoridades encontraram objetos no mar na área de buscas – não há confirmação, porém, de que se tratam de partes do avião ou pertences dos ocupantes. Segundo a polícia de Guernsey, há poucas chances de que haja sobreviventes caso a aeronave realmente tenha pousado ou caído no mar.

Às 17h (de Londres, 15h de Brasília), a polícia encerrou as buscas e disse que “não haverá atualizações” até amanhã pela manhã, quando as equipes retomam os trabalhos.

Emiliano Sala, em imagem de 25 de novembro — Foto: Jean-Francois Monier / AFP

Gravação

O jornal argentino “Clarin” divulgou o conteúdo de um áudio que o jogador mandou por Whatsapp para um grupo de amigos quando estava no avião em que desapareceu. O diário argentino afirma que o pai do atleta confirmou sua veracidade.

“Estou aqui no avião que parece que está para cair aos pedaços e estou indo para Cardiff. (…) Se em uma hora e meia não tiverem nenhuma notícia minha, não sei se vão mandar alguém procurar por mim, porque não vão me encontrar, mas …bem … Papai, que medo tenho… “

Segundo o “Clarín”, o pai do jovem está em sua cidade, Progreso, sem “perder as esperanças de um milagre”.

Área de buscas

As buscas pela aeronave chegaram a ser interrompidas temporariamente na madrugada devido ao mau tempo, mas foram retomadas nesta manhã de terça. Dois helicópteros e embarcações britânicas ainda enfrentaram as más condições meteorológicas em busca de vestígios da aeronave.

A polícia de Guernsey informou que as buscas pelo avião onde está Sala se concentram em uma área de cerca de 3 mil km², perto da costa noroeste da França. Duas aeronaves e uma embarcação participam das buscas.

Quem é Emiliano Sala?

 Sala é um jogador argentino de 28 anos que, no sábado (19), teve a transferência confirmada do Nantes para o Cardiff City FC – time que, apesar de representar a capital do País de Gales, joga a primeira divisão inglesa.
Mais cedo, o presidente do Cardiff City, Mehmet Dalman, declarou que o clube estava muito preocupado com as notícias do desaparecimento no Canal da Mancha. Sala era a contratação mais cara do clube.

“Estamos aguardando a confirmação antes que possamos dizer mais alguma coisa. Estamos muito preocupados com a segurança de Emiliano Sala”, afirmou.

O Nantes, antigo clube de Sala, colocou a foto do jogador no lugar do perfil no Twitter. O time pediu que torcedores colocassem uma tulipa amarela no pé de uma fonte no centro da cidade, em um ato marcado para o fim desta tarde.

O Nantes jogaria nesta quarta-feira em partida válida pelas oitavas-de-final da Copa da França. Por causa do incidente, a Federação Francesa de Futebol adiou o jogo para o domingo.

Fonte: G1

Notícias relacionadas