Por falta de conhecimento, completa inoperância e por causa do descalabro administrativo, do completo caos instaurado na saúde de Cajazeiras, que vem sendo vitimada pela inoperância e incompetência de uma gestão que entrará para a história como a que mais desmandos tem cometido em desfavor da população cajazeirense.
Após perder seis UBS’s, como inclusive já é de conhecimento público, esta redação obteve a informação de que através de uma portaria emitida com data de 14 de novembro de 2018, o Ministério da Saúde resolveu (com o poder que lhe é atribuído) suspender os recursos federais que custeiam o Programa Melhor em Casa.
Veja o que diz a Portaria, que inclui em seu anexo o nome de Cajazeiras e menciona a suspensão!
O Programa Melhor em Casa é uma modalidade de atenção à saúde ofertada diretamente no domicílio do paciente e que se caracteriza basicamente pelo conjunto de ações que visam promover a saúde, com políticas de intervenção de caráter preventivo e da realização do tratamento de enfermidades e auxílio profissional nos processos de reabilitação, o seu diferencial mais qualitativo se constitui na comodidade de poder ser realizado na própria ambiência doméstica. Se objetiva a garantir condições efetivas para o cuidado, integrado à Rede de Atenção à Saúde. Para tanto, é ofertado levando em consideração as necessidades do paciente e conta com a participação de uma equipe multidisciplinar composta de vários profissionais de saúde. A presença do médico é imprescindível e primordial.
Entretanto, não pode o município participar do Programa se as informações requeridas pelo MS não forem inseridas no sistema de atendendo as exigências de periodicidade estabelecidas.
O questionamento é inevitável: Até quando a população padecerá dos males que são causados pela incompetência e a má gestão da saúde em Cajazeiras?
Uma ação tão simples, apenas uma atualização que deixou de ser realizada periodicamente no Sistema, com a inserção de dados contendo os nomes dos profissionais atuantes no Programa, provocou todo este prejuízo. Por causa deste descaso (mais um descaso) Cajazeiras deixa de receber os recursos que custeiam o Programa Melhor em Casa, conforme revela e comprova a portaria em anexo a esta matéria.
Quem deveria fiscalizar não o faz como o devido, porque a saúde em nossa cidade, a contratação de profissionais para os espaços de saúde, passa prioritariamente pelo apadrinhamento político e não por um critério de escolha que se baseie na qualificação profissional propriamente dita.
Deste modo, as consequências só poderiam ser desastrosas, com a corda sempre arrebentando do lado mais fraco, o do povo, obviamente!
Da Redação.
Notícias relacionadas
-
Chico Mendes agride funcionário do HRC
A agressão se deu na última sexta-feira, no momento da vinda do governador ao HRC
-
Município de Cajazeiras atrasa salários da Saúde e servidores fazem protesto. VEJA VÍDEO!
Em frente ao prédio da Secretaria Municipal de Saúde, diversos servidores que resolveram protestar, após mais de 45 dias de atraso no recebimento dos salários.
-
Amanhã se comemora o “Dia do Corno” e adeptos do “cuckold” festejam data mundo afora
A prática do cuckold, é mais comum do que se imagina e nela, o homem se excita ouvindo ou assistindo a parceira fazendo sexo com outro(s).