Desde o final da tarde de ontem (dia 01/06/18) perdurando por toda a noite, a Zona Sul de Cajazeiras está completamente tomada pela fumaça, emitida pela queima ilegal, feita de forma irresponsável no aterro sanitário de nossa cidade.
A cidade está em total desgoverno faz tempo, como bem já fora denunciado por este site, de forma insistente, todos sabemos que a saúde de Cajazeiras agoniza na UTI do descompromisso, do descaso e da inoperância de uma administração ineficaz e obsoleta.
Estamos imersos em um Mar de incompetência e transgressões legais, que se alastra por todos os segmentos administrativos e que agora se acentua quanto ao abandono da vida humana.
Quanta ironia do destino, termos um médico como Prefeito Constitucional! Um gestor que ao longo destes 18 meses, vem provando a sua ineficiência, dia após dia! Vem provando que a escolha democrática feita pela maioria nas últimas eleições municipais, havidas em 2016, foi um dos maiores equívocos de todos os tempos.
A emissão de gases tóxicos provenientes do lixo queimado, já se faz perceptível no ar e está impregnada em todos os pontos mais próximos do lixão, adentrando as residências, causando grande desconforto na população e colocando em risco a saúde dos moradores daquelas proximidades e de seu entorno. Vale lembrar que esta prática é ilegal e sua proibição regulamentada por lei!
A proibição expressa, está contida na Lei nº 12.305/2010, publicada em 02 de agosto de 2010, através do seu Art. que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos: ”
CAPÍTULO VI
DAS PROIBIÇÕES
Art. 47. São proibidas as seguintes formas de destinação ou disposição final de resíduos sólidos ou rejeitos:
I – lançamento em praias, no mar ou em quaisquer corpos hídricos;
II – lançamento in natura a céu aberto, excetuados os resíduos de mineração;
III – queima a céu aberto ou em recipientes, instalações e equipamentos não licenciados para essa finalidade;
IV – outras formas vedadas pelo poder público.
A situação é gravíssima porque atinge diretamente uma parcela da população que é mais frágil (à exemplo de idosos e crianças) e por isto, mais susceptível às doenças respiratórias que certamente virão por causa da fumaça tóxica que estão inalando desde ontem.
Há notícias de que o Sr. Prefeito tentar fazer a transferência da culpa para a gestão anterior, que tinha à frente a ex-prefeita Denise Albuquerque. Transferência que não encontra o menor cabimento!
É de conhecimento da população que a ex-prefeita, deixou um verdadeira frota de carros especialmente direcionada à compactação do lixo no aterro, para que justamente fosse evitada este tipo de situação periclitante que agora vivemos: 04 caçambas novas, 03 enchedeiras e 02 Patrol.
No entanto, a incompetência da atual gestão é demasiadamente vergonhosa!
O pré-candidato Júnior Araújo, postou em sua página no Facebook na manhã de hoje (dia 02/06/18), uma nota de repúdio quanto à lamentável situação de descaso para com o lixão de nossa cidade.
Veja a íntegra da postagem do ex vice-prefeito de Cajazeiras!
“O descaso, o desmantelo do desgoverno municipal chegou agora ao “lixão” da cidade, outrora aterro sanitário. Moradores de toda a cidade, especialmente da zona sul de Cajazeiras (PB) estão sofrendo com essa fumaça tóxica provocada pela falta de manutenção do aterro sanitário.
A situação é muito crítica, atinge bebês, crianças, idosos, anciões que estão sendo penalizados por a irresponsabilidade de um gestor e de um governo que não disse para que veio e que mesmo pagando milhões e milhões de reais em locações de máquinas à apadrinhados políticos não conseguem se quer fazer a manutenção do lixão permitindo que chegue ao ponto que chegou.
Deixo a pergunta: quando esse Prefeito vai assumir e administrar Cajazeiras?”
Da Redação.
Notícias relacionadas
-
Chico Mendes agride funcionário do HRC
A agressão se deu na última sexta-feira, no momento da vinda do governador ao HRC
-
Município de Cajazeiras atrasa salários da Saúde e servidores fazem protesto. VEJA VÍDEO!
Em frente ao prédio da Secretaria Municipal de Saúde, diversos servidores que resolveram protestar, após mais de 45 dias de atraso no recebimento dos salários.
-
Amanhã se comemora o “Dia do Corno” e adeptos do “cuckold” festejam data mundo afora
A prática do cuckold, é mais comum do que se imagina e nela, o homem se excita ouvindo ou assistindo a parceira fazendo sexo com outro(s).