Governador Ricardo Coutinho lança matrículas das escolas estaduais para 2018 e anuncia ampliação de Escolas Cidadãs Integrais, na segunda, dia 13!

Por - 11 de novembro de 2017 - 15:08

Lançamento das matrículas para 2018 nas Escolas Estaduais ocorrerá na próxima segunda-feira dia 13 e será anunciada oficialmente uma ampliação no número de Escolas Cidadãs Integrais

Governador Ricardo Coutinho lança matrículas das escolas estaduais para 2018 e anuncia ampliação de Escolas Cidadãs Integrais, na segunda, dia 13!

As matrículas referentes ao período letivo da Rede Estadual de Ensino na Paraíba, para o próximo ano letivo de 2018, serão lançadas pelo Governador Ricardo Coutinho, em solenidade específica, que ocorrerá na próxima segunda-feira, dia 13/11/17, nas dependências do Espaço Cultural, na capital paraibana.

Na oportunidade também será anunciado por Ricardo a expansão das Escolas Técnicas Cidadãs em modalidade de Ensino Integral, o que já ocorre em algumas cidades na Paraíba.

A solenidade e lançamento das matrículas e do respectivo anúncio da expansão nas Escolas Técnicas Cidadãs Integrais, contará com a presença ilustre do Secretário de Estado da Educação, Aléssio Trindade de Barros, da Secretária Executiva de Gestão Pedagógica da Educação, Roziane Marinho e ainda do Secretário Executivo de Administração de Suprimentos e Logística de José Arthur Viana Teixeira.

Uma Banda Marcial, composta por alunos oriundos das Escolas Cidadãs Integrais (ECI) do Estado, juntamente com alunos participantes do Programa de Inclusão Através da Música e das Artes (PRIMA), serão incumbidos da realização das boas vindas aos presentes, acolhendo-os com música de qualidade que será ouvida em dois momentos e espaços distintos: na Praça do Povo e Mezanino e na sala de concertos do referido espaço.

Um dos pontos altos da solenidade ocorrerá por ocasião do lançamento da Plataforma “Aprendizagem em Foco”. Também será feita a apresentação ao público presente, do Mapa de Expansão das Escolas Cidadãs Integrais e a assinatura do Edital do Processo Simplificado para as Escolas Cidadãs Integrais (ECI) e Escolas Cidadãs Integrais Técnicas (ECIT) para os cargos de Gestores das Unidades, professores e Coordenadores Pedagógicos. Sequencialmente, em ato simbólico, se dará a realização das matrículas de estudantes na Escola Cidadã Integral.

Os estudantes veteranos das Escolas Estaduais, ora matriculados regularmente em todas as etapas e modalidades de ensino, disponíveis na Rede Pública Estadual de Ensino na Paraíba, poderão fazer a renovação de suas matrículas até o prazo de 30/11/2017. Há ainda a possibilidade de que sejam feitos ajustes nas matrículas, nas datas compreendidas entre 22 a 29/12/17.

No que diz respeito às matrículas que serão disponibilizadas para os alunos novatos, estes deverão se dirigir às escolas estaduais para o preenchimento da ficha de inscrição, que deverá ser devidamente assinada por ele mesmo (em sendo maior de 18 anos) ou pelo responsável legal (no caso de estudantes menores de 18 anos). Deverão portar obrigatoriamente no ato da matrícula os documentos originais e cópias da certidão de nascimento, RG, CPF, duas fotos 3×4 (recentes), comprovante de residência e histórico escolar (emitido pela escola de origem).

O planejamento escolar para o ano letivo de 2018 acontecerá nos dias 01, 02, 05 e 06 de fevereiro e as aulas terão início no dia 07/02/18. A Rede Pública Estadual de Ensino na Paraíba tem uma capacidade de abrangência que disponibilizará um total aproximado de 500 mil vagas, espalhadas pelas Unidades Escolares em todo o estado, entretanto o Governo garante que há vagas para todos aqueles que pretenderem se matricular.

Sobre as Escolas Cidadãs Integrais, vale ressaltar que no ano em curso (2017) o estado da Paraíba, através da atuação profícua do Governador Ricardo Coutinho, pôde contar com o funcionamento efetivo de 33 ECIs, beneficiando cerca de 11 mil estudantes. O funcionamento das Escolas Cidadãs, se dá em modalidade de tempo integral (com 9 aulas acontecendo diariamente), com uma matriz curricular composta por disciplinas diversificadas 9ditas obrigatórias e regulares) e outras de núcleo profissional, em se tratando especificamente das Escolas Cidadãs Integrais Técnicas (ECIT).

A previsão para o ano vindouro é de que em 2018, haja uma ampliação, elevando destes números para um total de 100 escolas, o que beneficiará diretamente um público alvo bem mais abrangente, com estimativas em torno de 35 mil alunos em toda a Rede Estadual de Ensino.

Da Redação com Informações SECOM PB.

Fonte da imagem: Facebook, página pessoal de Ricardo Coutinho!

Notícias relacionadas